terça-feira, 15 de maio de 2012

Soltar pipa, diversão ou crime?


      Sinceramente, para mim esta época do ano em Goiânia é a mais agradável, um friozinho muito aconchegante. Mas nem tudo está de acordo com o clima. É nesta época que a maioria das crianças aproveitam uma brincadeira antiga e que era saudável, mas que nos últimos anos está se tornando um pesadelo para motociclistas. Estou falando nas pipas. Soltar pipas sempre foi uma diversão para as crianças, mas o grande problema é a competição que foi desenvolvida entre elas, aliás, podemos ver adolescentes e até adultos participando dessa competição. O grande risco vem pois a mesma está relacionada a vencer outra pipa, o objetivo é arrebentar a linha de outra pipa no ar, e para isso, crianças e adolescentes usam o cerol, uma mistura de pó de vidro e cola, que passado na linha se torna uma arma.
       Mas o que isso tem haver com motociclistas? Como já foi dito, o cerol se torna uma arma pois corta como uma navalha. Muitos motociclistas são atingidos pela linha que em contato com o corpo, corta com muita facilidade. São vários casos noticiados diariamente nesta época. Além de acidentes, mortes também são frequentes. Em 2011, dois motociclistas tiveram a cabeça decepada pela linha com cerol, tamanho é o poder dessa arma.
       Para resolver esse problema, devemos orientar nossas crianças, os pais são os maiores responsáveis, até porque os menores não respondem pelos seus atos. Medidas educativas devem ser executadas para sim mostrar a realidade a população. Devemos lembrar também que o uso de cerol é crime, e a policia militar fiscaliza, quem será responsabilizado serão os responsáveis da criança. Até nossas crianças não serem orientados devidamente, os motociclistas se protegem como podem, com antenas colocadas nas motocicletas.


Denuncie, você pode ser o próximo a ser acidentado por essa arma. Se diverta com responsabilidade. Respeite a vida.