quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Ciclo na Prefeitura de Goiânia - Sem resultados


       A educação como solução, acredito muito nesta frase, nosso blog mostra que através de uma educação digna a sociedade, a mesma será muito mais instruída e portanto a mudança será para melhor em nosso país. Muitos lutaram, outros lutam por uma educação igualitária em nossa nação, pois todos sabem que para combater os males, um métodos de luta está na educação de nossa sociedade, de nosso jovens. Incentivar, investir na educação é obrigação do Estado e por isso quero expor minha opinião sobre a educação em ciclos, que particularmente para mim é um desastre. Teoria é diferente da prática, essa frase é antiga e se encaixa perfeitamente nesta situação, até porque nos corredores da Secretaria Municipal de Goiânia o método educacional é perfeito.

Como Funciona o Ciclo?

      É um sistema concebido como alternativa ao tradicional sistema de séries e na qual a avaliação é feita ao longo do ciclo – e não ao fim do ano letivo. O sistema de ciclos tem base no regime de progressão continuada, uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo são assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis. Dessa forma, o aluno só poderia ser reprovado no fim de cada ciclo. O sistema de ciclos tem origem nos termos da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. A avaliação é contínua, se avalia tudo o que o aluno produz ou não. O aluno é avançado também em relação a sua idade, o que pode proporcionar algumas dificuldades relacionadas a leitura, interpretação, escrita que são sem dúvidas a base da educação de uma criança. O aluno que apresenta tais dificuldades é enviado ao reforço, que é chamado de acompanhamento, neste período, que é no mesmo turno, o aluno é acompanhado por um professor (pedagogo) para alcançar metas com intuito de diminuir suas dificuldades.

Como realmente funciona o Ciclo!!!!!!

    O sistema é falido, sem esperança de resultados positivos. As escolas municipais de Goiânia não tem a estrutura necessária para executar este método educacional. Alunos que são considerados semi-analfabetos estão na mesma turma de alunos bem avançados, onde este fato ocasiona um problema para os professores na hora de expor algum conteúdo, principalmente os professores de área. O acompanhamento deveria ser no contra turno, pois assim os mesmos alunos que frequentam podem assistir suas aulas em seu turno. Outro problema é falta de salas e recursos didáticos, aliás um problema velho. Além do mais, os alunos descobriram que não existe reprovação, então é um "deus nos acuda", já é normal que alguns adolescentes e crianças não se interessem tanto por conteúdos, um dos únicos incentivos era a avaliação escrita e a possível reprovação no final do ano letivo, mas agora nem estão se importando, pois sabem de sua aprovação.

    Não se pode ainda comparar nosso país com outros. Não existe uma conscientização bem elaborada para mostrar aos nossos jovens a importância da educação, a maioria só vê quando completa os 18 anos. Ainda precisamos pressionar usando formas de punição, porque não? O processo em nosso país deve ser elaborado em longo tempo. Talvez um dia não precisaremos punir, o jovem irá se conscientizar dessa importância.


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